A palestra visa, entre outros motivos, dar a conhecer o legado do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, nas suas múltiplas dimensões, sobretudo às gerações mais novas
Na sequência das comemorações do centésimo primeiro aniversário do Fundador da Nação e Herói Nacional, assinalado no último Domingo, 17, o Comité Provincial do MPLA, em Luanda, promove uma palestra sobre a sua vida e obra, a ter lugar hoje, Quartafeira, 20, a partir das 9 horas, no Centro Cultural homónimo, em Icolo e Bengo (Catete).
A palestra terá como orador o membro do Bureau Político do Comité Central e Primeiro Secretário do MPLA em Luanda, Manuel Homem, que fará uma incursão sobre as várias dimensões do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, enquanto político, nacionalista, médico, escritor e humanista.
Por essa razão, o secretariado do Comité Provincial de Luanda convida os seus militantes, simpatizantes e amigos a tomarem lugar no auditório do Centro Cultural de Catete, para mais um momento de conhecimento daquele que foi o considerado o “poeta maior”, autor de diversos temas entre os quais o aludido “Havemos de Voltar”.
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro 1922, na aldeia de Caxicane, Icolo e Bengo, então província do Bengo, hoje administrativamente pertencente ao teritório de Luanda.
Este ano as comemorações do Herói Nacional decorrem sob o mote: “Juntos pelo desenvolvimento de Angola”.
Nesta mesa semana têm sido desenvolvidas em todo país várias actividades, com destaque para palestras que visam passar os ensinamentos de Agostinho Neto às gerações mais novas e outros actos de homenagem àquele que é considerado o pai da nação angolana.
A data do seu nascimento foi consagrada como o Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, como uma forma de manter presente os seus princípios, ideais e ensinamentos daquele que a 11 de Novembro de 1975, proclamou perante a África e ao mundo a independência nacional.