O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, recebeu, em audiência, ontem, na Sede Nacional do seu partido, em Luanda, a embaixadora da República Bolivariana da Venezuela em Angola, Belén Teresa Orsini.
À saída da audiência, a diplomata venezuelana disse, à imprensa, que o encontro serviu para as duas personalidades abrirem o que chamou de “janelas de oportunidades” entre o MPLA e o Partido Socialista Unido da Venezuela, para o alinhamento e o estreitamento das relações de cooperação política.
Segundo a embaixadora, esta é uma das prioridades estabelecidas pelo Presidente do Partido venezuelano, Nicólas Maduro, que pretende a “ construção de uma amizade forte”, entre os dois Partidos.
Belén Teresa Orsini, disse ter sido informada pelo Secretário-Geral do MPLA, sobre o processo orgânico do 9º Congresso Ordinário da JMPLA, que culminou com a eleição do novo Primeiro Secretário Nacional, do braço juvenil do Partido, assim como os preparativos á volta do 8º Congresso Extraordinário do MPLA, reagendado para os dias 16 e 17 de Dezembro do corrente ano.
A referida audiência visou ainda passar em revista os 38 anos das relações diplomáticas, de amizade e solidariedade existentes entre os dois países.
Nos dias que correm, segundo a embaixadora do país caribenho, sul-americano, Angola e a Venezuela estão a explorar novas áreas de cooperação, privilegiando as vertentes técnica, energética, dos hidrocarbonetos e do turismo, estando em perspectiva oportunidades nos domínios das minas, ensino superior, agricultura e cultura.