O Bureau Político do MPLA considera que o antigo governador da província do Cuanza-Norte Henrique Júnior, falecido na última Sexta-feira, 31, vítima de doença, aos 75 anos, “destacou-se como um brilhante quadro do aparelho central da Administração do Estado, respondendo sempre com assinalável sentido de responsabilidade às tarefas que lhe fossem incumbidas, com princípios de lealdade e rigor político-partidário”. Henrique Júnior foi um brilhante quadro no aparelho do Estado.
Numa mensagem de condolências, pelo passamento físico do antigo governante, o órgão de cúpula do partido no poder escreve que “o malogrado distinguiu- se, igualmente, como deputado da Assembleia Nacional”. “Henriques Júnior detinha uma personalidade profissional singular, com realce na maneira sóbria como encontrava as soluções mais sábias para as necessidades do processo da acção política e governamental”, lê-se, ainda, na mensagem.
O Bureau Político do MPLA inclina-se perante à memória de Henrique Manuel e endereça à família enlutada “as mais sentidas condolências”. Nascido em Luanda, aos 4 de Maio de 1947, Henrique Júnior Manuel era formado em Direito e exerceu funções ao nível do Poder Judiciário como Juiz de Direito.
No Governo, exerceu o cargo de vice-ministro das Pescas. Ao nível do Partido, integrou o Bureau Político, desempenhando com brio o cargo de primeiro secretário do Comité Provincial do MPLA na província do Cuanza-Norte, cumulativamente com as funções de governador provincial de 2004 a 2016.