A missa de tomada de posse e de apresentação de Dom Vicente Sanombo teve lugar na Praça S. João VI e contou igualmente com as presenças do governador provincial, Pereira Alfredo, membros do secretariado do Bureau Político, deputados, e demais convidados.
Na ocasião, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, considerou ímpar e singular o empossamento do novo bispo, e que se traduz no reconhecimento do trabalho que tem vindo a prestar durante os seus anos de sacerdócio.
Luísa Damião asseverou que, à semelhança do que tem feito, “estamos plenamente convencidos que vai continuar a trabalhar em prol dos católicos, e do povo em geral, apelando à paz e à unidade entre os angolanos.
O governador do Bié, Pereira Alfredo, disse que espera do novo bispo uma abnegação absoluta que vai além do altruísmo, que não procura reconhecimento, irmanados lado a lado para servir o povo no mesmo espírito apesar das adversidades e desafios que vão enfrentar juntos.
Por sua vez, o bispo da Diocese do Cuito-Bié começou por exprimir o sentimento de gratidão ao povo bieno pela calorosa recepção, e apontou que a paz deve traduzir-se na felicidade entre os fiéis na vivência mediante a fé cristã, tesouro sem comparação oferecido a Deus em Jesus Cristo.
A missa celebrada num ambiente de grande euforia e júbilo ficou marcada com um programa vasto de apresentações de cânticos, orações, louvores e ofertas ao bispo Vicente Sanombo, em gesto de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho demonstrado na disseminação do evangelho de Cristo.
Perfil
Natural do município do Bailundo, província do Huambo, Dom Vicente Sanombo nasceu a 23 de Outubro de 1964, tendo sido ordenado sacerdote a 6 de Novembro de 1992, depois de concluir os estudos em Filosofia e Teologia no seminário Maior Cristo Rei, no Planalto Central.