O ministro das Relações Exteriores de Angola, embaixador Téte António, recebeu ontem, em Luanda, o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China em Angola, Zhang Bin, com quem discutiu questões relativas à parceria tecnológica com a Huawei.
O encontro, que decorreu na sede do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), contou também com a presença do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de Angola, Mário Augusto da Silva Oliveira.
De acordo com uma nota do MIREX, o foco principal da reunião foi o avanço de projectos em curso da empresa chinesa Huawei em Angola, que incluem a formação de novos talentos e a aceleração digital no país, além de soluções tecnológicas voltadas para impacto social.
A Huawei tem desempenhado um papel importante na transformação digital em Angola, contribuindo para o desenvolvimento de infra-estruturas tecnológicas, especialmente nas regiões mais remotas.
O ministro Mário Oliveira destacou o trabalho conjunto entre o governo angolano e a Huawei num projecto-piloto que visa promover a economia digital nas comunidades locais, sobretudo nas áreas mais carentes do país.
A iniciativa inclui a implementação de infra-estruturas digitais, energias renováveis e a disponibilização de telefones de baixo custo para estimular a inclusão digital.
Para além disso, Mário Oliveira mencionou a crescente utilização das redes sociais no país e os desafios relacionados à expansão das redes de banda larga e a melhoria da infra- estrutura de comunicação nas áreas rurais.