O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTCS) destacou, nesta sexta-feira, 4, os ganhos que o Angosat-2 está a proporcionar à economia nacional e às comunidades que anteriormente não beneficiavam de Internet e anunciou, para breve, a construção do ANGEO-1
José Zangui
Mário Oliveira anunciou ainda que o Presidente da República, João Lourenço, autorizou a celebração de um acordo financeiro para a construção do ANGEO-1.
De acordo com o governante, o ANGEO -1 é um satélite de observação da terra que será desenvolvido em França, pela empresa Airbus Defense Space.
O satélite vai apoiar vários sectores da economia nacional, com destaque para avaliação da produtividade agrícola, monitorização e controlo ambiental, supervisão de derrames de petróleo e vigilância marítima.
Mário Oliveira deu ainda a conhecer que, por via das novas tecnologias, foi possível catalogar 11 milhões de edifícios, em todo o país, o que permitiu pontencializar a arrecadação de receitas, por via do imposto predial urbano.
Segundo o ministro, com o recurso a aplicativos espaciais desenvolvidos por quadros do Programa Espacial Nacional, foram detetados 44 derrames de petróleo, em três anos, que teve impacto na prevenção de desastres ambientais.
As iniciativas inumeradas têm contribuído para a caminhada rumo a modernização e digitalização da economia nacional.
Por sua vez, o director geral do Gabinete de Gestão Nacional Espacial (GGPEN), Zolana João, destacou o empenho pessoal do ministro Mário Oliveira, que no seu entender, tem sido incansável para devolver a credibilidade do GGPEN.
De acordo com o responsável, antes o referido gabinete estava no descrédito, as pessoas não acreditavam que viria a dar os produtos e serviços que hoje oferece.
Nesta sexta-feira, dia 4, foi lançada a celebração da semana Mundial do Espaço, instituída pela Organização das Nações Unidas. Neste ano, o lema central é o “ Espaço e as Mudanças Climáticas”.
Angola celebra a data pelo sétimo ano e, desta vez, com uma particularidade: durante a semana vão ser realizadas actividades em todas as províncias em simultâneo, com palestras, apresentação de vídeos e outras demonstrações tecnológicas ou espaciais.