O Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vai reunir-se na Capital angolana, Luanda, para analisar os avanços registados em matéria de execução dos programas regionais
O encontro que decorre nos dias 10 e 11 de Março, será precedido da reunião do Comité Permanente de Altos Funcionários da SADC, a realizar-se, hoje e amanhã, e pela reunião do Comité de Finanças, que será realizada no dia 6 de Março.
Os trabalhos da reunião do Conselho de Ministros serão orientados pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, na sua qualidade de actual presidente em exercício do Conselho de Ministros da SADC. Reunido em Gaberone, Botswana, na sua 13ª reuniã, o Comité de Embaixadores e Altos Comissários da SADC informou os principais assuntos que serão analisados nesta reunião do Conselho de Ministros da SADC.
O encontro abordou ainda o orçamento para o ano de 2024/2025, da SADC, com destaque para a mobilização de recursos para duas missões da SADC em Moçambique e República Democrática do Congo. O Conselho de Ministros fiscaliza o funcionamento e o desenvolvimento da SADC e garante a execução concomitante das políticas e decisões. O Conselho integra Ministros, por regra, de tutela das Relações Exteriores, dos Negócios Estrangeiros e das Relações Internacionais, do Planeamento Económico, das Finanças ou do Comércio, dos 16 Estados-membros da SADC, e reúne-se duas vezes por ano, nomeadamente em Março e em Agosto.
Durante os dois dias de trabalhos, os ministros passarão em revista e discutirão quer o grau de cumprimento das decisões do Conselho e da Cimeira, os avanços registados em matéria de materialização do lema da 43.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC.
Serão ainda analisados, os principais factores para a Industrialização Sustentável da Região da SADC, do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional para 2020-2030 e do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC (SHOC), bem como os desastres ocorridos na região. O Conselho aprovará ainda o Plano Institucional Anual e o orçamento do Secretariado da SADC para o exercício económico de 2024/25.