Os ministros das Relações Exteriores da República Democrática do Congo (RDC) e do Rwanda aprovaram hoje, em Luanda, o Conceito de Operações (CONOPs), documento estratégico que orientará a implementação do Plano Harmonizado para a neutralização das Forças Democráticas de Libertação do Rwanda (FDLR) e o desengajamento das forças rwandesas. Durante o encontro, foi ainda reafirmada a necessidade de se avançar rapidamente nas negociações pendentes sobre o projecto de acordo apresentado pelo Presidente de República, João Lourenço, em Agosto deste ano
João Feliciano
A Sexta Reunião Ministerial entre os dois países decorreu no Salão Nobre “Paulo Teixeira Jorge” do Ministério das Relações Exteriores, sob a facilitação da República de Angola.
O encontro contou com a liderança de Therese K. Wagner, ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros da RDC, e o embaixador Olivier J.P. Nduhungirehe, ministro dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, e o embaixador Téte António, ministro das Relações Exteriores de Angola, além de altos funcionários das pastas de defesa e segurança.
A agenda centrou-se na aprovação de medidas estratégicas e no alinhamento de pontos pendentes para o fortalecimento da cooperação bilateral e regional em prol da paz e estabilidade na Região dos Grandes Lagos.
No final da reunião, a facilitação angolana apresentou as conclusões do Fórum Regional de Alto Nível das Mulheres da Região dos Grandes Lagos, realizado entre os dias 18 e 19 de Outubro, em Luanda.
O evento destacou o importante papel das mulheres na promoção da paz e estabilidade regional, reforçando a necessidade de uma maior inclusão de lideranças femininas nos processos de mediação e construção da paz.
Os ministros reafirmaram o compromisso de Angola, RDC e Rwanda em trabalhar juntos para se alcançar soluções pacíficas e fortalecer a cooperação no âmbito dos desafios regionais, consolidando o papel de Angola como actor chave na diplomacia regional.