O governante referiu que as acções inspectivas e de auditoria envolvem, de modo permanente, uma forte componente pedagógica para prevenir, auxiliar, monitorar, exaltar o êxito e restringir os passos para o incumprimento das normas, regulamentos e leis estabelecidas.
A discursar na abertura das jornadas comemorativas do Inspector do Sector da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Afonso Carlos Neto augurou que o evento se constitua numa plataforma dos especialistas da carreira inspectiva do sector de Defesa Nacional.
“Para balancear o seu impacto no acompanhamento, fiscalização e monitorização das actividades do sector e das Forças Armadas Angolanas numa oportunidade para reflexão sobre os caminhos que devem ser traçados para se vencer as dificuldades do actual contexto”, disse.
Um contexto que, segundo o secretário de Estado para a Indústria Militar, exige de todos uma gestão parcimoniosa dos recursos financeiros do Estado, sem afectar o preponderante papel da Inspecção na melhoria do desempenho do sector.
No acto que marca, também, o 8.º aniversário da Inspecção Geral da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, salientou que exigese do inspector um comportamento exemplar na realização das tarefas a si acometidas.
Afonso Carlos Neto referiu que o inspector deve observar, a priori, os princípios de ontológicos no combate à fraude e à corrupção, destacando-se a necessidade de se privilegiar o aperfeiçoamento de mecanismos para a inspecção e fiscalização preventiva.
Outrossim, lembrou que a formação e capacitação dos inspectores é uma tarefa que deve continuar a ser implementada através de programas específicos de actualização e combinação de actos de trocas de experiências com instituições nacionais e estrangeiras congéneres.
A esse propósito, fez ainda saber que o momento é de iniciativas e criatividade para se mitigarem os constrangimentos que a escassez de recursos financeiros tem causado no desempenho das tarefas de inspecção.
“Logo, é imperioso que os métodos e técnicas de trabalho sejam adaptados ao contexto para se alcançarem as metas, objectivos e resultados preconizados com os recursos disponíveis”, notou.