No último sábado, o município do Kilamba Kiaxi foi palco de uma grande marcha organizada pelo MPLA, em apoio ao seu presidente, João Lourenço, numa iniciativa promovida pela direcção do partido em Luanda, e que reuniu militantes, simpatizantes e amigos da Família M, que demonstraram o seu incondicional apoio ao líder. Acto similar ocorreu em todos os municípios do país, com o mesmo propósito
Paulo Pombolo, secretário-geral do MPLA, esteve presente no evento e destacou a adesão maciça dos participantes como um sinal claro do apoio ao presidente do partido.
O político ressaltou que, “quando se elege um líder, o papel dos militantes é apoiar esse líder para cumprir com o seu mandato e com a sua moção de estratégia”.
Já Manuel Homem, 1.° secretário do MPLA em Luanda, também marcou presença na marcha, reforçando a importância do evento para o fortalecimento da democracia interna no partido.
Durante a marcha, foi ressaltado o apoio ao programa sufragado em 2022 e à nova Divisão Política Administrativa da província de Luanda, recentemente aprovada pelos deputados na Assembleia Nacional.
Segundo Miguel Almeida, 1.° secretário do MPLA no Kilamba Kiaxi, esta nova divisão politico-administrativa permitirá uma maior aproximação entre os serviços públicos e os cidadãos, promovendo um desenvolvimento mais harmonioso da província e os seus municípios.
Por seu turno, Edmar Manuel, militante do MPLA no Kilamba Kiaxi, destacou que a nova divisão administrativa vai melhorar as condições para servir as comunidades locais, reforçando o compromisso do partido em atender às necessidades da população.
A marcha de sábado reafirmou o compromisso dos militantes do MPLA em apoiar o seu presidente, João Lourenço, enquanto o partido continua a trabalhar para consolidar as suas metas e objectivos definidos desde a sua fundação, em Dezembro de 1956.
Sob o lema “MPLA – Servir o Povo e Fazer Angola Crescer”, as marchas visaram mobilizar os cidadãos e reforçar a unidade em torno do Partido e de seu líder, João Lourenço, na condução do país e na satisfação dos anseios dos angolanos.
Os eventos tiveram igualmente como objectivo apoiar o processo de revitalização das estruturas do MPLA e a nova Divisão Político-Administrativa, que busca aproximar os serviços públicos dos cidadãos, oferecendo respostas mais rápidas e eficazes às suas necessidades.
A iniciativa também visou aumentar a conscientização sobre os benefícios dessas acções.