O mandato do Presidente João Lourenço na liderança rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) capitalizou a atenção para a paz sólida e a busca de parceiros credíveis e competitivos para impulsionar o desenvolvimento regional, afirmou, em Abuja (Nigéria), o embaixador José Bamóquina Zau.
O diplomata angolano prestou a informação ao Grupo da SADC na Nigéria, que celebrou, este fim-de- semana, em Abuja, os 32 anos de função do bloco como um instrumento de coesão e cooperação regional, segundo a Angop.
José Bamóquina Zau, que fez balanço satisfatório do mandato do Chefe de Estado angolano na presidência da SADC, sustentou que, no quadro da sua Visão 2050, a SADC está a emergir como uma região estável, competitiva e eficaz nas relações internacionais como foco para a industrialização, segurança alimentar, turismo de aventura e de universidades competitivas.
O embaixador de Angola na Nigéria aproveitou a ocasião para convidar os homens de negócios da África Ocidental a investir na indústria de turismo da África Austral, considerando que, por vocação, a região tem as melhores estruturas naturais, segurança e livre mobilidade.
Em concreto, lançou um repto aos homens de negócios da África Ocidental para visitar e investir nas Bacias do Okavango-Zambeze, no Corredor do Lobito, nas Dunas do Namibe e Kalahari, na Ilha do Zanzibar, em Cape Town, nos safaris do Botswana, entre outros locais, “onde poderão desfrutar de belezas incríveis da natureza que ficarão para sempre na história”.
Por seu turno, o decano do Corpo Diplomático na Nigéria, Salahe- ddine Ibrahima, revelou que a solidez da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deve orgulhar e inspirar o continente na concretização da Agenda 2063 da União Africana.
Promoção das Histórias positivas de África. O director-geral da Voz da Nigéria, Malam Jibrin Ndace, ofereceu, na ocasião, as plataformas da VON, Estação Radiofónica Pública, a todos os países da SADC dispostos a trabalhar com ela, para a promover as línguas africanas, contar histórias consistentes e positivas sobre a África.
A celebração do dia da SADC na Nigéria foi marcada por uma exposição de artes, degustação da culinária da região e danças folclóricas de Angola, de acordo com uma nota de imprensa tornada pública ontem.
De salientar que o Presidente João Lourenço passou a presidência rotativa da SADC ao seu homólogo do Zimbabwe, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, durante a 44.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização regional, decorrida em Harare.