Após a cerimónia fúnebre, os restos mortais de Monteiro Kapunga seguiram para o município de Marimba, sua terra natal, onde vai ser hoje sepultado
Vários estratos da sociedade de Malanje e diferentes entidades do país renderam ontem, em Malanje, homenagem ao ex-deputado e empresário, Monteiro Pinto Capunga, falecido dia 12 deste mês, em Lisboa (Portugal), vítima de doença. O velório, que teve lugar no pavilhão Palanca Negra Gigante, congregou além de familiares e amigos, políticos, autoridades eclesiásticas e tradicionais que inclinaram-se ante à memória do malogrado.
O acto foi marcado com um culto de intercessão, pela igreja Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista), onde foi membro, seguido de leituras de várias mensagens de condolências de diferentes instituições públicas que enalteceram as qualidades do empresário. Durante a homilia, o bispo da Igreja Tocoista, Dom Afonso Nunes, disse que o malogrado revelou-se como sendo uma pessoa com enorme sentido de solidariedade para com os povos oprimidos e não só, segundo a Angop.
Dom Afonso Nunes destacou Monteiro Pinto Kapunga como sendo um fiel altruísta e solidário com os mais necessitados. A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, na sua mensagem considerou que o ma- logrado deixou uma marca indelével nas páginas do parlamento angolano.
Já o governador Provincial de Malanje, Marcos Nhunga, descreveu o malogrado como um defensor dos nobres interesses e do desenvolvimento da província, contribuindo significativamente para o alcance deste sonho, não apenas como empresário, mas através de capacitação de jovens malanjinos dentro e fora do país. O governante disse ainda que a grandeza da ilustre figura de Malanje estará marcada por várias gerações. Enquanto deputado do círculo Provincial, Monteiro Kapunga foi da segunda e terceira, bem como da quarta legislatura pelo círculo nacional.
MPLA perde um político vertical
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, considerou o ex deputado Monteiro Kapunga como sendo um político vertical de fortes convicções que defendia as causas nobres do povo angolano. Luísa Damião, que falava no acto de homenagem, referiu que o malogrado foi um empresário resiliente que deu o seu contributo no desenvolvimento da economia nacional.
Garantiu que vão continuar a recordar Monteiro Kapunga como um patriota que cumpriu com elevado sentido de missão as tarefas que lhe foram confiadas e por mérito próprio chegou a ser membro do Comité Central do MPLA, de acordo com a Angop. Precisou que desde muito cedo o malogrado abraçou os ideais do MPLA e notabilizou-se como um deputado interventivo e defensor ferrenho da identidade cultural do povo angolano.
O deputado da bancada parlamentar do MPLA, João Diogo Gaspar, disse que a província de Malanje perdeu um dos seus maiores filhos que ainda tinha tudo para dar em prol do desen- volvimento do país. O político defendeu a necessidade da família do malogrado dar continuidade dos seus feitos, por formas a honrar o seu bom nome.
Durante o velório foram lidas várias mensagens de condolências. Enquanto deputado do círculo Provincial, Monteiro Kapunga foi da segunda e terceira, bem como da quarta legislatura pelo círculo nacional. Após a cerimónia fúnebre, os restos mortais de Monteiro Ka- punga seguiram para o município de Marimba, sua terra natal, onde será sepultado nessa segunda-feira.