Sob o lema “11 de Novembro: Unidos pelo desenvolvimento de Angola”, a cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, acolhe o acto central das comemorações do 48º aniversário da Independência Nacional
O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão Francisco Cor- reia de Almeida, é a figura proposta para presidir o acto central do dia da Independência Nacional, cujas festividades deverão decorrer de 1 a 25 de Novembro, apurou OPAÍS. Angola celebra, a 11 de Novembro de 2023, 48 anos desde que conquistou a Independência Nacional, um marco histórico de extrema importância para o país”. Esta proeza deu-se depois de um atribulado período de luta pela libertação nacional, promovida por valorosos combatentes que deram a vida pela emancipação de Angola, para que se tornasse, hoje, num país a ter em conta no concerto das nações.
“A data celebra-se num momento particular, marcado por diversos desafios socio-económicos, cujo caminho passa pela diversificação económica e contínua capacitação do capital humano, factor fundamental para o desenvolvimento do Esta- do”, lê-se num documento do Ministério da Administração do Território. O documento refere ainda que a forte aposta na cidadania participativa é o outro eixo fundamental na construção de Angola, em que todos os cidadãos são chamados na sua edificação, através de pro- gramas de formação profissional, de apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações.
“Tal como as demais, esta batalha é dura. Mas será vencida para que, por fim, se posicione o nosso País nos trilhos do desenvolvimento económico e social, cumprindo, deste modo, os anseios de todos a sua vida pela causa da liberdade e que são honrados por ocasião das celebrações do 11 de Novembro de 2023 – Dia da Independência Nacional”, pode se ler no mesmo documento. A celebração de tão importante efeméride deve levar em conta o princípio sempre presente e devidamente marcado no Hino Nacional, o de honrar os nossos heróis, mas também de transmissão de testemunhos para as novas gerações, para as quais se deve deixar um legado de amor à pátria e de abnegação ao trabalho em prol da satisfação das necessidades do povo.
Por outro lado, o MAT apela que as actividades a serem desenvolvidas e as declarações das autoridades, por ocasião da celebração do 11 de Novembro de 2023, devem, pois, levar em consideração os aspectos referenciados acima, seguindo a perspectiva de enaltecer a figura do Dr. António Agostinho Neto, Fundador da Nação e primeiro Presidente da República de Angola, perpetuando o seu e o legado de todos heróis da pátria angolana.
Objectivos
As comemorações do Dia 11 de Novembro visam divulgar e realçar a importância do 11 de Novembro, enquanto marco de transcendente importância na união das várias sensibilidades nacionais, com vista a valorização da pátria Angola, assente na vontade da construção de um Estado Democrático de Direito e união da Nação angolana. De igual modo, reverenciar os povos, partidos e governos que, nos longos e difíceis anos da luta de libertação, se solidarizaram com a causa nacional e apoiaram de forma directa e concreta o alcance dos objectivos como o nascimento e consolidação do Estado soberano, livre e independente.