A JMPLA, organização juvenil do MPLA, realizou, no último fim- de-semana, em todo o território nacional, as suas Assembleias Provinciais Ordinárias de Balanço e Renovação de Mandatos, que elegeu novos primeiros-secretários provinciais.
Ainda nas referidas Assembleias, os delegados analisaram e aprovaram os relatórios de balanço de actividades desenvolvidas durante o mandato 2019/2024 e o programa de actividades para o mandato de 2024/ 2029.
Recuperar a mística da organização
A nova primeira-secretária da província de Luanda, Jéssica Romero, disse que a inclusão será a palavra-chave do seu mandato, por entender que todos os jovens devem sentir-se partícipes nas políticas dos jovens, para que possam perceber na íntegra aqui- lo que está a ser feito a seu favor.
“Recebemos a missão de liderar a juventude do MPLA, partido no poder em Angola, vamos trabalhar na base da congregação dos jovens, vamos fazer com que a voz de todos os jovens da nossa província seja, de facto, ouvida. Nós vamos servir de advogados para eles, para a resolução dos seus problemas”, disse.
Eleita durante a 14.ª Assembleia de Balanço e Renovação de Mandatos, Jéssica Romero é membro do Comité Central do MPLA, e garante que vai trabalhar para resgatar a mística da organização na maior praça política do país.
“Vamos congregar os jovens, independentemente da sua cor partidária, religião, da organização social que possam pertencer, por- que nós, enquanto juventude do partido no poder, temos responsabilidades dos jovens no geral”, acrescentou.
O evento foi prestigiado pelo primeiro-secretário provincial do MPLA em Luanda, Manuel Homem, e pelo secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos. Na ocasião, Manuel Homem apelou à nova líder da organização a pautar pelo diálogo nas suas acções, e a consultar sempre as bases para a busca permanente de consensos, privilegiando a unidade e a coesão no seio dos militantes.
“Que aposte na competência, saiba coabitar e compatibilizar a razão e a lógica. Lidere, aglutinando inteligências, e não se esqueça de que saber ver e ouvir em política é uma arte”, disse Manuel Homem.
Por seu turno, o secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, pediu aos recém-eleitos a permanecerem unidos, fortes e esperançosos, para “cimentarem” o caminho para uma JMPLA preparada e alinhada aos nossos desafios. Na província do Moxico, foi eleita Dumilde Sachula ao cargo de primeira-secretária da JMPLA.
A nova líder da organização juvenil do MPLA naquela província apontou as palavras união, formação e dinamização do partido para os próximos cinco anos de mandato. Dos dois candidatos que disputaram a liderança da JMPLA na província do Bié, foi eleito Aureliano Kapusso ao cargo de primeiro-secretário provincial da organização.
O recém-eleito disse que acredita no poder da juventude de transformar e mudar o mundo, e garante que vai trabalhar com todos para fazer com que os jovens tenham aceitação e continuem a trabalhar em prol dos interesses do partido e da organização. A JMPLA prepara-se para realizar o seu 9.º Congresso Ordinário que vai eleger o novo secretário nacional da organização.