A 3.ª Reunião Extraordinária do Comité Nacional da JMPLA, aprovou, ontem, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, as candidaturas dos militantes Justino Capapinha e Adilson Hach, que vão concorrer no 9.º Congresso Ordinário ao cargo de Primeiro Secretário Nacional da JMPLA.
Segundo o comunicado final do acto, orientado pelo coordenador da Comissão Nacional Preparatória do 9.º Congresso Ordinário, Crispiniano dos Santos, o candidato Justino Fernandes de Castro Capapinha obteve 172 votos, enquanto que Adilson Amado Marmone Hach teve 128.
O encontro analisou igualmente a vida interna da Organização, o seu funcionamento e o grau de preparação para a realização do 9.º Congresso Ordinário da JMPLA, visando assegurar permanentemente a operacionalidade das suas estruturas a todos os níveis.
O documento, lido pelo Secretário do Comité Nacional para a Educação Política e Patriótica, Carlos Pedro, ressalta que a reunião aprovou o Relatório do Processo Orgânico do 9.º Congresso das actividades desenvolvidas pelo Comité Nacional, durante o mandato 2019/2024, a Proposta e alteração dos Estatutos da JMPLA, o Ajuste ao Plano Programático da JMPLA para o mandato 2024/2029, bem como a Tese do 9.º Congresso Ordinário da JMPLA.
O ajustamento da composição da Comissão Nacional Preparatória e a lista de continuidade dos membros do Comité Nacional da JMPLA para o mandato 2024/2029 foram também aprovados na 3.ª Reunião.
Apoio ao presidente do partido
De acordo com o comunicado, os participantes aprovaram durante a sessão uma Moção de Apoio ao Presidente do MPLA e da República, João Lourenço, pelas reformas políticas, económicas e sociais, que tem desenvolvido para a melhoria da qualidade de vida do povo angolano e em especial da juventude.
Maior mobilização
O secretário do Bureau Político do MPLA para a Organizaçao e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, que falava no acto de encerramento, incentivou os membros do Comité Nacional para uma maior inserção e mobilização dos militantes no seio da juventude angolana.
O também coordenador adjunto do Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político às Organizações Sociais do Partido apelou a JMPLA no sentido de ser cada vez mais dinâmica, criativa e inovadora, para a contínua elevação do espírito patriótico.
A 3.ª Reunião Extraordinária do Comité Nacional da JMPLA contou com a participação de 239 membros, provenientes das 18 províncias do país, enquanto que outros militantes do órgão residentes na diáspora intervieram por vídeo conferência.