A organização juvenil da UNITA, JURA, começa no próximo fim-de-semana as conferências provinciais para a eleição dos de- legados ao V congresso ordinário, a decorrer de 15 a 17 de Março, em Luanda
Na província do Moxico, os conferencistas vão eleger, no próximo Sábado, dia 25, dez delegados ao congresso e quatro membros para o comité nacional da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), segundo declarou a OPAÍS a porta-voz da comissão de mandatos do V Congresso Ordinário daquela organização, Elsa Patako. Durante a conferência provincial, os participantes irão eleger igualmente quatro membros para o comité nacional da organização, bem como vão fazer o balanço dos mandatos anteriores.
Ainda neste dia, os conferencistas da província do Cunene vão eleger nove delegados ao congresso, durante um encontro que espera contar com a participação de mais ou menos 150 delegados, dos 180 previstos. Segundo a responsável, esta será a primeira província a realizar as conferências, sendo que as demais vão começar a reunir- se a partir da próxima Segunda- feira, 27.
“Falsas declarações”
Em jeito de resposta às declrações que vêm sendo veiculadas em diferentes meios de comunicação e redes sociais, a porta-voz do conclave garantiu que a sociedade civil angolana “não se deixará levar pelas influências das falsas informações que apenas tendem a difamar o bom nome da JURA. Aliás, acrescenta, a organização sempre pautou pela via da concertação para resolver quais- quer quezílias, e sempre os processos democráticos em qualquer processo electivo têm essas informações com a intenção de descredibilizar o processo.
“As mudanças na JURA são feitas por meio de um congresso ou de um comitê nacional”, justificou. Em relação a uma suposta pressão que a direcção da UNITA está a exercer neste processo, com a indicação do agora candidato Nelito Ekuikui, eis que sentenciou: “Isso não passa de umas querelinhas de pessoas que querem ter protagonismo”, afirma.
Concorrentes
De recordar que, o V Congresso Ordinário da JURA está marcado para Março, sendo que a disputa opõe os jovens políticos Manuel “Nelito” Ekuikui, com a indicação 1 no boletim de votos e João Lukombo, com o número 2 no boletim. Ambos são membros do comité nacional desta organização.