O secretário da Juventude Unida e Revolucionária de Angola (JURA), Manuel da Costa Ekuikui, anunciou a desintegração da organização juvenil da UNITA enquanto membro do Conselho Nacional da Juventude (CNJ)
Nelito Ekuikui fez este anuncio durante o acto de tomada de posse dos membros do executivo nacional da JURA, que ocorreu ontem, 5, no complexo SOVSMO, em Luanda, justificando que a organização que dirige não se revê nas políticas actuais do CNJ, pois nada têm a ver com a génese da sua criação.
Durante o seu discurso, o responsável da JURA foi peremptório em afirmar que esta decisão tem efeitos imediatos, por considerar que o CNJ promove a imagem do líder do partido no poder e Presidente da República, João Lourenço, escapando- se desse modo da sua essencia.
Nelito, que se mostrou ávido em conquistar o poder em 2027, formou o seu elenco para o quinquénio 2023-2028, com quem conta cumprir com esse objectivo, resultante do V Congresso que o elegeu secretário Nacional da JURA, justificando a escolha em três criterios. Segundo o mesmo, os critérios são o mérito, igualdade de genéro, 50% por 50% e a representatividade por província.
No entanto, apesar das posições já terem sido compostas para o secretariado Executivo Nacional, apenas Luanda já conhece o mais novo responsável, que sai de Cacuaco, Tavares Mbule. Entre alguns dos desafios elecandos pelo líder da JURA para este mandato, o jovem apontou o estreitamento de relações com organizações da sociedade civil, que se revêm na mudança da realidade actual que o país atravessa fruto de vários condicionalismos.
Empossados
Em relação ao elenco nacional, a JURA não conta na direcção com João Lukombo, candidato derrotado no último congresso. Assim, entre alguns dos escolhidos estão Bonifácio Milhão (secretário- geral adjunto para a área política), Maria Tembo (secretária para a área administrativa), Osvaldo Jamba (secretário Permanente do Comité).
Integram igualmente Dalomba Chikoty (secretário para o Património e Auto-Suficiência), Maria Mualapassa (directora do Protocolo), Amarildo Chiteculo (director para Mobilização Periférica). A extensa lista integra os antigos secretários gerais co- mo membros do conselho consultivo.
homenagem
O braço feminino da UNITA não ficou de fora da cerimónia e homengeou com um diploma de mérito Nelito Ekuikui, por ter vencido em Luanda, nas últimas eleições realizadas em Agosto de 2022, na condição de secretário provincial do partido do “Galo Negro”. Por sua vez Manuel da Costa Ekuikui agradeceu o gesto da LIMA e, sobretudo, as mulheres zungueiras.
Segundo ele, contribuíram bastante para o alcance do resultado obtido na maior praça eleitoral do país. Nelito Ekuikui deixa o cargo de secretário provincial de Luanda sem abrir o segredo sobre quem o vai subsituiir, deixando essa atribuição ao presidente do partido, que não esteve presente no acto. Entretanto, a cerimónia de empossamento contou com outras figuras de proa do partido fundado por Jonas Savimbi, entre os quais Paulo Lucamba Gato, Alcides Sakala, Helena Bonguela e demais deputados à Assembleia Nacional.
POR: José Zangui