O presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Joel Leonardo, deslocou-se, hoje, à Índia, onde participa amanhã na 25ª Conferência Internacional dos Presidentes dos Supremos Tribunais do Mundo (ICCJW)
O evento, que decorre entre os dias 20 e 24 deste mês, na cidade de Lucknow, reúne os líderes judiciais de todo mundo para debater os desafios internacionais e uma governação voltada para o futuro
A decorrer sob o tema “Uma Governação para o Futuro”, inspirado no Artigo 51 da Constituição da Índia, a conferência reforça a importância de se garantir um futuro melhor para as crianças.
Um dos momentos mais altos do encontro será a apresentação de petições ao poder judicial mundial pelos estudantes da City Montessori School, reconhecida como a maior escola do mundo, com mais de 62.000 alunos, e premiada pela UNESCO em 2002 pelo seu trabalho na promoção da paz.
Angola participa do evento pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, o presidente do Tribunal Supremo apresentou uma intervenção sobre a criação de um Tribunal Internacional Anti-Corrupção, ressaltando o compromisso de Angola com o fortalecimento da justiça mundial.
O encontro reforça o papel dos líderes judiciais na reflexão sobre governação e justiça como pilares essenciais para enfrentar os desafios internacionais, com o foco em garantir os direitos e o bem-estar das futuras gerações.