O Presidente norte-americano, Joe Biden, vai deslocar-se a Angola nas próximas semanas, no seguimento de uma promessa e naquela que será a sua primeira visita a África, anunciou a Agência Reuters em exclusivo.
A confirmar-se a deslocação, esta será a primeira visita de um presidente norte-americano a Angola, um dos principais produtores de petróleo do mundo e país rico em recursos minerais e agrícolas.
Antes de Biden, a visita do secretário da Defesa, Lloyd Austin, há um ano, marcou a única viagem a Angola de um alto funcionário da Administração norte-americana.
O último presidente dos Estados Unidos a deslocar-se à África sub-sahariana foi Barack Obama, em 2015, acrescentaram fontes próximas do que está a ser planeado e citadas pela Reuters. Obama, contudo, não foi a Angola.
Também a secretária do Tesouro, Janet Yellen, e a vice-presidente Kamala Harris, visitaram África em 2023 e o secretário de Estado, Antony Blinken, este ano. Mas Biden, presidente dos EUA desde 2021, mantinha-se afastado, gerando algum mal-estar e críticas em círculos diplomáticos.
Os pormenores da viagem de Biden estão ainda a ser ultimados, mas esta deverá ocorrer nas semanas após a Assembleia Geral das Nações Unidas se reunir, entre 22 e 23 de Setembro, e antes das eleições presidenciais de 5 de novembro, acrescentou uma das fontes.