O governador da província do Cuanza- Sul, Job Castelo Capapinha exortou à juventude a inspirar-se nos heróis do 4 de Fevereiro em prol da defesa da pátria
Job Capinha, que falava no acto de deposição de uma coroa de flores no memorial de Agostinho Neto, pediu a juventude para reconhecer os sacrifícios dos angolanos que verteram o seu sangue pela libertação do país do jugo colonial, como forma de honrar os heróis nacionais.
“Os jovens devem aproveitar esse momento, reconstruindo e desenvolvendo, por isso esta é a razão desta luta”, disse o governador.
Para o secretário provincial da UNITA, Armando Kaquepa, os jovens devem ser bons patriotas, honrarem os sacrifícios e feitos inscritos na história de libertação dos angolanos e que custou o sangue dos melhores filhos da pátria.
Referiu que esta data une os corações dos angolanos de quem contribuiu para a viragem deste processo de descolonização.
A 4 de Fevereiro de 1961, patriotas angolanos munidos de catanas desencadearam um ataque à Cadeia de São Paulo e à Casa de Reclusão, em Luanda, com o intuito de libertar os políticos injustamente encarcerados.
A acção deu início à Luta Armada de Libertação Nacional que culminou com a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.