Segundo o secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e de Imprensa, os dias de visita de João Lourenço serão 27 e 28, cujo programa inclui um encontro entre os dois líderes, conversações entre as delegações dos dois países, visitas em áreas industriais e a assinatura de 12 acordos de cooperação.
Na ocasião, o Presidente da República vai manter igualmente um encontro interactivo com a comunidade angolana residente na Côte d’Ivoire.
Luís Fernando adiantou, também, que o Chefe de Estado, João Lourenço, vai receber a chave da cidade e será proclamado “Cidadão Honorário de Abidjan”, no âmbito da amizade e hospitalidade que caracteriza o continente africano. O regresso do Presidente da República está aprazado para sextafeira à tarde.
Conversa com Emmanuel Macron Também ontem, o Presidente da República, João Lourenço, falou ao telefone com o Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron.
Os dois Chefes de Estado abordaram o estado das relações bilaterais e também questões de natureza regional, divulgou a Presidência da República.
A França tem mantido relações diplomáticas com Angola há longos anos. Um primeiro acordo assinado em 1982 lançou as bases da cooperação bilateral. Esta aproximação tem vindo a ganhar maior impulso desde que João Lourenço chegou ao poder, fruto de um desejo comum, ao mais alto nível, de estabelecer um acordo sólido.
Neste sentido, o Presidente Emmanuel Macron efectuou uma visita de Estado a Angola nos dias 2 e 3 de Março de 2023, no quadro do reforço das relações bilaterais.