A tomada de posse do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, reeleito para o segundo mandato de cinco anos, acontece depois de o mesmo vencer as eleições de 29 de Maio do corrente ano.
Os Chefes de Estado e de Governo dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), incluindo o Presidente em exercício da organização, João Lourenço, foram convidados a assistir ao acto que vai, igualmente, contar com delegações e Chefes de Estado de outros países do mundo.
Para o efeito, foram criadas todas as condições para a recepção e acomodação dos convidados.
A nível de África e da comunidade da SADC, devem marcar presença no acto de investidura de Cyril Ramaphosa os Chefes de Estado e de Governo de Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo (RDC), e-Swatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, República Unida da Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.
Programa alargado Conforme citado pelas agências de notícias locais, antes do início da cerimónia de investidura de Cyril Ramaphosa, um vasto programa cultural decorre nos jardins do Union Buildings.
O acto prevê a actuação de artistas locais, que vão mostrar o talento e a diversidade cultural sul-africana.