O Chefe de Estado, João Lourenço, reuniu- se, esta segunda-feira, em Luanda, com o presidente do Conselho soberano de transição do Sudão, Abdel Fattah Burhan, para análise de questões de interesse comum
No encontro, que decorreu no Palácio Presidencial da Cidade Alta, as duas entidades abordaram a cooperação bilateral e aspectos ligados à paz e segurança no continente africano e a busca de uma solução pacífica para os conflitos no Sudão através do diálogo.
A visita faz parte de uma série de esforços diplomáticos em curso para estabilizar a situação na região, especialmente considerando o papel de Angola como um membro influente na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
O Presidente João Lourenço lidera, actualmente, a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), da qual o Sudão é membro, e é mediador da União Africana para o conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.
A situação no Sudão continua volátil, marcada por conflitos armados e uma crise humanitária em rápida deterioração. A 15 de Abril de 2023, combates entre as Forças Armadas Sudanesas e as Forças de Apoio Rápido eclodiram em todo o Sudão.
Até ao momento, todas as tentativas para pôr fim à espiral de violência falharam. O conflito, que opõe as Forças Armadas Sudanesas (FAS) e as Forças de Apoio Rápido (FAR), fez, até ao momento, milhares de mortos e mais de um milhão de deslocados.
O conflito teve início após uma série de desavenças entre os dois grupos sobre a partilha do poder, que se seguiu ao golpe militar no final de 2021.
O Conselho Soberano de Transição do Sudão é um órgão ou junta cívico-militar criado para governar a República do Sudão por 39 meses, a partir de 20 de agosto de 2019, estabelecido pelo Projecto de Declaração Constitucional de Agosto de 2019.
Angola e o Sudão gozam de excelentes relações de amizade e de cooperação. O Sudão, oficialmente República do Sudão, é um país africano, limitado a norte pelo Egipto, a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, a sul pelo Sudão do Sul e a oeste pela República Centro Africana, Chade e Líbia.