O Conselho de Segurança das Nações Unidas emitiu um comunicado de imprensa sobre a República Democrática do Congo (RDC), no qual elogia a organização da quinta reunião ministerial em Luanda, realizada no dia 12 deste mês, e manifesta o seu apoio inabalável aos esforços de mediação em curso através do Processo de Luanda, liderado pelo Presidente João Lourenço, com vista à paz naquele país.
De acordo com um comunicado da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas, os membros do Conselho de Segurança da ONU apelaram a todas as partes que cumpram escrupulosamente o acordo de cessar-fogo, assinado pela RDC e pelo Rwanda, a 30 de Julho, com a mediação de Angola.
Condenaram as recentes violações do cessar-fogo por parte do M23, tendo reafirmado o seu total apoio aos processos de paz em curso, liderados pela região, tendo sublinhado a importância de tais esforços para inverter a escalada de violência no Leste da RDC, que está a agravar a segurança e a estabilidade na região dos Grandes Lagos, tornando ainda mais difícil a actual crise humanitária e a protecção das preocupações.
Os membros do Conselho de Segurança exortaram às partes que cooperem plenamente com Angola, a fim de acelerar a finalização e implementação do plano harmonizado para a neutralização das Forças de Libertação Democrática do Rwanda (FDLR) e a retirada das forças estrangeiras. Instaram a RDC e o Rwanda a envolverem-se no processo de boa-fé e a aproveitarem a oportunidade para concluir uma solução pacífica e duradoura para o conflito prolongado na região.
Fonte; JA