Para o efeito, o Presidente da República viaja hoje para a África do Sul aonde vai juntar-se aos outros Chefes de Estado e de Governos convidados para o acto de investidura do homólogo sul-africano reeleito para um segundo mandato.
O Presidente da República, João Lourenço, participa, amanhã, do acto de investidura do Presidente reeleito da África do Sul, Cyril Ramaphosa, soube o OPAÍS, por via de uma nota de imprensa da Presidência da República.
Na semana finda, a Assembleia Nacional da África do Sul (Câmara Baixa) reelegeu Ramaphosa para liderar o país, apesar de ter perdido a maioria absoluta nas eleições de 29 de Maio, horas depois de John Steenhuisen, líder do principal partido da oposição Aliança Democrática (AD, liberal de centro-direita), ter dito numa mensagem à nação que tinha chegado a um acordo com o partido do Presidente para um “governo de unidade nacional”.
O partido de Ramaphosa, o histórico Congresso Nacional Africano (ANC), obteve 40,20% dos votos e 159 dos 400 lugares no parlamento, enquanto o PD, herdeiro da liderança política branca que se opôs ao apartheid, obteve 21,81% dos votos e 87 lugares.