O Presidente da República, João Lourenço, inicia, hoje, oficialmente, a sua visita de Estado à República da África do Sul, onde já se encontra desde ontem com a delegação que o acompanha.
Para o dia de hoje, o ponto mais alto desta visita de João Lourenço será o encontro com o seu homólogo, Cyril Ramaphosa. As conversações entre os dois Presidentes e arespectivas delegações ministeriais vão resultar na assinatura de vários acordos de cooperação em diferentes áreas da vida política, económica e social.
Também para hoje, está previsto ainda, à margem desta visita do Chefe de Estado angolano, um fórum económico África do Sul-Angola, que deverá reunir dezenas de homens de negócios que já desembarcaram naquele território da África Austral e onde também já se encontram os ministros da Defesa, Juventude e Desportos, Turismo, Cultura, Educação, Agricultura e Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros que acompanham o Presidente João Lourenço.
Reunião entre Téte António e missão diplomática acreditada marca arranque dos trabalhos
Ainda no quadro da visita de Estado do Presidente João Lourenço à África do Sul, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se, ontem, em Pretória, com o corpo diplomático acreditado na África do Sul, marcando, assim, o arranque da larga agenda Presidencial cuja missão termina hoje, no final do dia.
Relações históricas
Os dois Presidentes têm abordado as relações bilaterais, com ênfase na cooperação económica e reiterado o interesse em acompanhar os contextos políticos de ambos os países.
A cooperação entre Angola e África do Sul, historicamente significativa, é marcada por períodos de entreajuda e desafios. O país ofereceu abrigo e treinamento a membros do ANC e de outras organizações de resistência. Com o fim do apartheid, em 1994, e a ascensão de Nelson Mandela ao poder, as relações entre Angola e África do Sul foram aprofundadas.