O Presidente da república, João Lourenço, mantém, hoje, um encontro com o homólogo da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Quirinale, no qual vão abordar alguns aspectos relacionados com a cooperação entre os dois países
O Chefe de Estado angolano encontra-se desde a tarde de ontem em Roma, para uma visita de Estado de dois dias, no quadro da diplomacia económica com a qual o país vem atraindo mais investimentos externos, sendo que a Itália se encaixa como prioridade. De acordo com a agenda de trabalho, no início da tarde, o Estadista angolano e a delegação que o acompanha participam num almoço oferecido pela presidente do Conselho de Ministros, Georgia Meloni.
Ao meio da tarde, por volta das 16h00, João Lourenço deverá depositar uma coroa de flores no “Altar da Pátria”, monumento do sol- dado desconhecido, ao que se seguirá um encontro com o líder do Senado, Ignacio La Russa, segundo a Angop. No princípio da noite, o Estadista angolano vai à camara dos deputados onde será recebido pelo presidente do Parlamento, Lorenzo Fontana. Já para Quinta-feira, último dia da visita, o Chefe de Estado angolano tem em agenda uma deslocação à Camara de Roma, onde deverá assinar o livro de honra da instituição.
No mesmo dia está prevista a participação do Presidente da República na abertura do fórum de negócios com empresários angolanos e italianos. João Lourenço materializa, assim, o convite formulado pelo Presidente Sergio Mattarella, que esteve em Angola em visita oficial, em Fevereiro de 2019, para o reforço da cooperação bilateral. Por ocasião daquela visita, as partes assinaram, em Luanda, um memorando de entendimento entre o Ministério das Finanças angolano e a Cassa Depositi e Pretiti. Angola e Itália também com- partilham interesses no sector petrolífero, com a petrlífera ENI a desempenhar um papel significativo na economia angolana.
Desenvolvimento das relações bilaterais
Segundo dados oficiais, Angola é o terceiro parceiro comercial da África Sub-sahariana da Itália, depois da África do Sul e da Nigéria. Isso porque o Governo italiano considera Angola um país prioritário para a sua estratégia de cooperação na África Sub-sahariana desde 1989. Os dois países forma- lizaram as relações diplomáticas e de cooperação a 4 de Junho de 1976 e no dia 3 Agosto de 1977 assinaram o Acordo de Cooperação Técnica, bem como o Memorando de Intenções através do qual foi criada a Comissão Mista Angola/Itália. Ambos os Estados assinaram o primeiro instrumento jurídico denominado Acordo Relativo aos Transportes Aéreos a 10 de Abril de 1976.