Durante a conversa via telefónica, os Presidentes João Lourenço e Luís Inácio Lula da Silva, de Angola e Brasil, respectivamente, reiteraram o compromisso de desenvolver ainda mais as relações económicas entre os dois países
O Presidente da República, João Lourenço, e o homólogo do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, mantiveram, ontem, um contacto telefónico, tendo abordado as relações de cooperação bilateral.
A informação foi divulgada na página oficial da Presidência angolana na rede social Facebook, acrescentando que o diálogo é sequência do encontro de Terça-feira, em Brasília, entre os ministros das Relações Exteriores de Angola e do Brasil. Na conversa telefónica, os dois Chefes de Estado falaram sobre a implementação do que foi acordado, incluindo a realização da Comissão Mista Angola-Brasil.
Na ocasião, o Presidentes João Lourenço e Luís Inácio Lula da Silva reiteraram o compromisso de desenvolver ainda mais as relações económicas entre os dois países. Segundo a publicação, João Lourenço e Lula da Silva abordaram, igualmente, questões regionais, no âmbito das quais o Presidente do Brasil reafirmou o compromisso de o seu país contribuir para o desenvolvimento económico do continente africano.
Angola e o Brasil cooperam nos sectores da agricultura, energia, imigração, sanidade animal/vegetal, educação, saúde, cooperação técnica e consultas diplomáticas. Os dois Estados também cooperam nas áreas de ciências, tecnologia, cultura, pescas, petróleo, meio ambiente, comunicação, comércio e transportes. O Brasil foi o primeiro país no mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975