O Presidente da República, João Lourenço, falou ao telefone na noite desta quinta-feira com o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden. A conversa versou sobre as relações bilaterais e essencialmente o adiamento da visita a Angola do Presidente Biden, que foi abordado em termos de novas datas que os canais diplomáticos definirão.
O Presidente João Lourenço aproveitou o telefonema para manifestar solidariedade ao Presidente Biden, sua Administração e ao povo norte-americano em face da devastação provocada pelo furacão Milton.
De recordar que o Presidente norte-americano tinha visita de Estado marcada para Angola nos dias 13, 14 e 15, mas que foi forçada a ser adiada devido às intensificações do Furacão Milton, que se aproximava àquele território.
Por essa razão, as autoridades norte-americanas comunicaram oficialmente à Presidência da República de Angola o adiamento da visita, antes da publicação do comunicado da Casa Branca, que também inviabilizou a ida de Joe Biden à Alemanha.
“Dada a trajectória e a força projectadas do Furacão Milton, o Presidente Biden está adiando sua próxima viagem à Alemanha e Angola para supervisionar os preparativos e a resposta ao Furacão Milton, além da resposta contínua aos impactos do Furacão Helene no Sudeste”, podia-se ler no comunicado tornado público pela Casa Branca.