O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, reuniu-se, ontem, em Luanda, com o homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, com quem analisou a situação político-militar no Leste deste país
O encontro entre os dois Estadistas serviu, igualmente, para troca de impressões sobre o reforço da cooperação bilateral e abordar questões da actualidade regional e internacional. Félix Tshisekedi fez uma escala técnica de algumas horas na capital angolana, tendo seguido para a África do Sul.
O estadista congolês democrático, que se fez acompanhar de Denise Tshilombo Nyakéru, Primeira-Dama da RDC, foi recebido no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, de acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação institucional e Imprensa deste departamento ministerial, a que OPAÍS teve acesso.
Angola e RDC, ambos membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIR- GL), têm mantido contactos a alto nível sobre questões relaciona- das com a paz, estabilidade e segurança na região.
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço assume a presidência rotativa da CIRGL, organização criada com o objectivo de resolver questões de paz e segurança na região. João Lourenço tem sido o mediador encarregue do dossier do conflito RDC – Rwanda, mandatado pela União Africana.