O Presidente angolano, João Lourenço, declarou hoje, domingo, que a região da SADC continua a ser “um bom exemplo” no que diz respeito à realização, com regularidade, de eleições livres e transparentes.
Ao discursar na cerimónia de investidura do Presidente reeleito da União das Comores, Azali Assoumani, ocorrida este domingo, na cidade de Moroni, o Chefe de Estado afirmou que, nos pleitos realizados na região, os resultados não geram, em regra, contestação violenta que ponha em perigo a manutenção da ordem, a estabilidade dos países, nem os fundamentos do Estado democrático de direito.
João Lourenço, também presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), disse que a comunidade aguarda, este ano, pela realização de eleições gerais, na Namíbia, no Botswana, em Moçambique e na África do Sul, onde se espera, mais uma vez, que os resultados venham a ser respeitados por todos os partidos concorrentes.
Considerou “uma grande honra” estar em Moroni, capital das Comores, para participar da cerimónia de investidura de Azali Assoumani, reconduzido para mais um mandato de cinco anos, nas eleições realizadas no dia 14 de Janeiro do corrente ano.