O Presidente da República, João Lourenço, conferiu ontem posse a três novos secretários de Estado, nomeados recentemente, para dinamizarem a actividade desportiva nacional, cuidar dos interesses da juventude e proteger os diferentes Objectivos Estratégicos e Económicos do país.
Trata-se do secretário de Estado para Protecção dos Objectivos Estratégicos, Lúcio Gonçalves Amaral, da secretária de Estado para a Juventude, Danila Patrícia de Almeida Bragança e do secretário de Estado para os Desportos, Paulo Alexandre Madeira Rodrigues da Silva.
Na ocasião, o Presidente da República pediu aos empossados que dêem o seu máximo nas funções que lhes foram confiadas.
João Lourenço defendeu a necessidade do Ministério da Juventude e Desportos trabalhar em parceria com os ministérios da Educação e do Ensino Superior, no fomento e massificação do desporto escolar. O Chefe de Estado acredita que, com esta união, o desporto angolano sairá a ganhar.
O Presidente da República defendeu também a necessidade de se continuar a trabalhar para o bem da Juventude e na protecção e defesa dos diferentes Objectivos Estratégicos e Económicos espelhados pelo país.
Ao secretário de Estado da Defesa para a Protecção dos Objectivos Estratégicos, Lúcio Gonçalves do Amaral, que vai, doravante, responder por esta função, o Presidente da República pediu para dar o seu máximo para melhor cuidar dos diferentes Objectivos Estratégicos e Económicos do país.
“Realizamos esta pequena cerimónia de tomada de posse de três secretários de Estado, sendo que um deles vai ocupar um cargo que, até hoje, pelo menos, não existia na orgânica do Executivo. Estou a me referir ao lugar de secretário de Estado da Defesa para a Protecção dos Objectivos Estratégicos.
Tomamos esta decisão porque entendemos da necessidade da criação deste lugar, porque existe, de facto, a necessidade de cuidarmos dos diferentes Objectivos Estratégicos que estão espalhados pelo país, de Cabinda ao Cunene”, disse, João Lourenço.
Cuidar da juventude
Já à nova secretária de Estado para a Juventude, Danila Patrícia Bragança, o Presidente da República falou da necessidade de se continuar a cuidar da Juventude, bem como do desporto, como duas áreas interligadas.
Ao novo secretário de Estado para o Desporto, Paulo Alexandre Madeira, o Presidente da República falou da necessidade de o desporto trabalhar com o ministério da Educação e do Ensino Superior na promoção do desporto escolar.
“O nosso desporto vai ganhar bastante, se apostarmos fortemente no desenvolvimento do desporto escolar”, reforçou o PR.
Prontos para o cumprimento da missão
Os empossados garantiram estarem prontos e comprometidos com as novas missões que lhes foram concedidas.
O secretário de Estado para Protecção dos Objectivos Estratégicos, Lúcio Gonçalves do Amaral, disse estar pronto para nova missão que assume a partir de ontem.
“Recebemos a missão. Estamos prontos para frente. Os militares não questionam as ordens que recebem, nós estamos prontos para o cumprimento da missão que nos foi atribuída”, disse. Já a secretária de Estado para a Juventude, Danila Patrícia Bragança, prometeu dar o máximo de si para a resolução dos problemas da Juventude.
“Nós vamos auxiliar o senhor ministro, naquilo que são as atribuições do ministério para a Juventude e Desporto.
Conhecemos bem aquelas que são as principais inquietações e os desafios da Juventude angolana, na medida em que muitos desses desafios são também transversais e multissectoriais, o que vai exigir da nossa parte uma dinâmica junto dos demais departamentos ministeriais, para que, de facto, as políticas voltadas para a Juventude possam ser seguidas e reflectidas no dia-a-dia de cada jovem angolano”, disse.
Desporto associado ao ensino
O secretário de Estado dos Desportos, Paulo Madeira, entende, por seu turno, que o desporto não poderá evoluir sem a escola, daí a necessidade de associá-lo ao ensino.
“Eu penso que o Governo está a trabalhar neste momento na aprovação do Plana–desporto, que é um programa que já garante as linhas orientadoras desta tarefa”, destacou.