É com grande optimismo e satisfação que o Mais Alto Magistrado da Nação angolana acolheu os estadistas e chefes de governos membros da SADC participantes da 43ª Cimeira regional que iniciou esta manhã em uma unidade hoteleira de Luanda. Na sua primeira fala de acolhimento, o Presidente da República, expressou satisfação às delegações participantes.
Expresso “apreço e gratidão por se terem disponibilizado a deslocar-se a Angola”, afirmou João Lourenço ao dirigir-se aos Chefes de Estado e de Governos da Região que estão em Luanda para tão relevante momento da SADC.
O Presidente de Angola sublinhou ainda que, Luanda, capital de Angola, está convertida hoje “na capital desta importante organização regional africana”, convidando os participantes a cimeira para uma “reflexão sobre os assuntos que envolvem a SADC, tomando decisões que contribuam para o seu crescimento e reforço da integração regional”.
Angola assume pela terceira vez a liderança dos desígnios da região, oportunidade considerada pelo Chefe de Estado angolano como um “claro reconhecimento dos Estados Membros ao sempre visível compromisso que tem o nosso país com as causas mais importantes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral”.
João Lourenço augura a que, o evento debata “questões de grande relevo para a organização, funcionamento e crescimento da SADC”.
“É importante que durante os trabalhos possamos aproveitar a experiência de cada Estado Membro e colhermos os melhores contributos para o êxito que se pretende da nossa Cimeira”, prosseguiu o Chefe de Estado angolano que a terminar ressaltou ser seu desejo que a “atmosfera” proporcione “uma boa e produtiva estadia em Luanda”, para que o fórum seja um sucesso digno de registo, com impacto e beneficio duradouros para a região.