Com a aprovação das candidaturas para o cargo de 1.º Secretário Nacional, sendo os camaradas Justino Fernandes de Castro Capapinha, com 172 votos, e Adilson Armando Marmane Hach, com 128 votos, a campanha eleitoral foi oficialmente aberta.
Este período, que teve início na última segunda-feira, 21, e se estenderá até ao dia 19 de Novembro, será marcado pela necessidade de uma conduta ética rigorosa e alinhada com os valores centrais da JMPLA.
As directrizes para o período eleitoral enfatizam o compromisso com a unidade, coesão interna e respeito pela liberdade de expressão e ideias. O Comité Nacional foi enfático ao sublinhar que a democracia e a liberdade não devem ser confundidas com anarquia e libertinagem.
Comportamentos inadequados, como aliciamento de delegados, ataques de carácter nas redes sociais, ofensas verbais, agressões físicas e outras atitudes contrárias aos princípios da JMPLA, poderão resultar em sanções contra os candidatos agora aprovados.
A JMPLA espera que os candidatos e as suas equipas promovam campanhas que respeitem os valores da organização, preservando a integridade do processo e reforçar o compromisso com o progresso e a justiça social.
Em sede da referida reunião, o Comitê Nacional da JMPLA fez, ainda, aprovar os documentos que serão submetidos ao 9.º Congresso Ordinário da organização, e entre os principais itens estão o Relatório de Processos Orgânicos do Congresso, o Relatório de Actividades do Comité Nacional durante o mandato 2019-2024, além das propostas de alteração aos estatutos da JMPLA e ajustes ao plano programático para o próximo mandato, que se estende de 2024 a 2029.
Além dos documentos mencionados, o Comité Nacional aprovou também o ajustamento da com- posição da Comissão Nacional Preparatória do Congresso, bem como a lista de continuidade dos membros do Comité Nacional para o próximo mandato.
Estas decisões visam garantir a eficiência organizacional e fortalecer a direcção da JMPLA nos anos que se seguem. O 9.º Congresso Ordinário será uma oportunidade para renovar o compromisso da juventude com o futuro do país, dentro de um ambiente de respeito e responsabilidade.