O processo de submissão de candidaturas ao cargo de primeiro secretário Nacional da JMPLA está aberto desde sexta-feira em todo o país, estando o pleito marcado para o período de 20 a 26 deste mês.
informação foi avançada em conferência de imprensa, pelo primeiro secretário Nacional da organização juvenil do MPLA, Crispiniano dos Santos.
Para o líder juvenil, trata-se de um momento histórico, porque, pela primeira vez, a organização está a ensaiar o processo democrático para que todo o militante que tiver perfil e os requisitos exigidos, ocupe o cargo e possa, de livre vontade, apresentar a candidatura.
“De acordo com os nossos estatutos, as candidaturas podem ser feitas pelo militante em pleno gozo dos seus direitos e também podem ser candidatos provenientes de órgãos e organismos da nossa organização”.
Entre os requisitos exigidos para a candidatura, disse que os militantes interessados devem ter idades compreendidas entre os 15 aos 30, ser membro do órgão colegial cessante.
“O nosso processo iniciou de forma muito democrática desde a base e vamos concluí-lo também de forma democrática. Somos uma organização juvenil política que está comprometida com a juventude, com o seu presente e futuro”, sublinhou o líder da organização juvenil do partido no Poder.
Crispiniano dos Santos garantiu ainda que a JMPLA vai continuar a trabalhar para o bem da juventude angolana em geral, independentemente da sua filiação político-partidária, e fazer com o congresso seja uma verdadeira festa da democracia da juventude angolana, para que a organização continue, cada vez mais forte, firme, coesa e alinhada aos novos desafios.
Candidatos a secretários provinciais
Quanto ao trabalho que está a ser feito para a realização das assembleias a nível dos comités províncias, Crispiniano avançou que as mesmas acontecem entre 11 a 15 de Outubro deste ano.
Estamos, agora, a trabalhar para a realização das assembleias a nível dos comités provinciais e quinta-feira, a Comissão Nacional Preparatória reuniu-se e validou 32 candidaturas aos cargos de primeiros secretários provinciais, dos quais, 11 são mulheres.
Fonte; JA