Falando à imprensa por ocasião do 78º aniversário da Itália (Festa Nacional), assinalado a 2 de Junho, Cristiano Gallo disse que a visita de Estado do Presidente João Lourenço a Itália, há um ano, confirmou, ao mais alto nível, a firmeza das históricas relações bilaterais.
“Estávamos ainda no período doloroso da pandemia que muito limitou os nossos contactos”, mas que foi rapidamente recuperado mediante árduo trabalho de reactivação dos canais diplomáticos e de intercâmbio institucionais e políticos.
O objectivo, disse, foi o de “fortalecer as prósperas relações que a pandemia tinha quase congelado”, e isso foi “conseguido com a extraordinária” visita do Presidente João Lourenço à Itália, numa clara confirmação da mais alta firmeza das históricas relações de cooperação.
“Uma relação que nasceu, cresceu e que sempre caminhou com os pés das mulheres e dos homens que escolheram Angola e Itália para viver e trabalhar, a começar pelos padres missionários e religiosos de várias ordens que naquele tempo foram os verdadeiros pioneiros, os empresários e voluntários das ONG´s”, sublinhou, segundo a Angop. Acrescentou que de geração em geração, esses “pioneiros” formaram uma sólida relação humana que só mais tarde se transformou em negócios, trocas comerciais e muito mais.
“Somos todos amigos, Itália e Angola, antes de sermos parceiros económicos e comerciais. Sobre esta base, temos erguido e trabalharemos para reforçar as nossas antigas relações, mas sempre projectado para o futuro”, disse o embaixador italiano.
O Dia Nacional da Itália, a “Festa della Repubblica Italiana”, celebra-se anualmente a 2 de Junho, data que corresponde ao referendo institucional que teve lugar em 1946, após o fim da Segunda Guerra Mundial e da que da do fascismo, para o povo italiano decidir qual a forma de governo a adoptar.
A cerimónia, que decorreu na residência do embaixador da Itália acreditado em Angola, reuniu várias individualidades, membros do Executivo angolano, deputados, corpo diplomático, representantes de empresas e da sociedade civil italiana.
Breve histórico das Relações Angola/Itália
Desde 1977 que Angola e a Itália mantêm relações de cooperação, altura em que foi assinado o memorando que instituiu a Comissão Bilateral, antes designada Comissão Mista de Cooperação. Angola e Itália assinaram o primeiro instrumento jurídico, denominado Acordo relativo aos Transportes Aéreos, a 10 de Abril de 1976. Angola é o terceiro parceiro comercial da Itália na África subsahariana, depois da África do Sul e Nigéria.
O Governo italiano considera Angola como um país prioritário para a sua estratégia de cooperação na África Subsahariana desde 1989. O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou Angola em Fevereiro de 2019. Entretanto, a cooperação foi reforçada, em 2023, com a visita do Chefe de Estado angolano ao país europeu. No quadro da visita, os dois Estados assinaram vários acordos de cooperação, com destaque para os domínios dos petróleos, transportes, finanças e saúde.