A V sessão extraordinária da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) iniciou, na sala de conferência de Djibloho, na cidade administrativa de Djibloho, Guiné Equatorial.
O evento, cuja temática está focada na situação prevalecente no Gabão, depois do golpe de estado de Agosto do ano em curso, vai passar em revista o relatório intercalar do facilitador da CEEAC sobre o processo de transição no Gabão, bem como as recomendações do Presidente da Comissão da CEEAC sobre a implementação da decisão relativa à deslocalização provisória da sede da comunidade de Libreville para Malabo (Guiné Equatorial).
O Gabão foi suspenso e afastado da liderança do órgão, em Setembro deste ano, na sequência do golpe de Estado que culminou com afastamento do Presidente Ali Bongo Ondimba, então presidente da CEEAC, do poder.
A CEEAC é constituída por Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Ruanda, São Tomé e Príncipe e República Democrática do Congo.