O delegado da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) no Bié, Adilson Inácio João, visitou, ontem, Terça-feira, na cidade do Cuito, a delegação da ANGOP nesta província, com vista a reforçar os laços de parceria institucional.
O responsável, que percorreu todas as áreas desta instituição, recebeu explicações do delegado da ANGOP nesta província, Pascoal Bernardo, sobre o funcionamento desta única agência de notícias no país.
Com o mesmo objectivo, Adilson Inácio João, que está em funções há sensivelmente 90 dias, deslocou-se às Edições Novembro, serviços prisionais e delegação das finanças.
Nos próximos dias, prevê fazer o mesmo noutras instituições locais. Na altura da sua apresentação ao governo provincial, em Março do ano corrente, o delegado referiu que a IGAE, no Bié, pretende reforçar o rigor, transparência e controlo das suas atribuições, visando salvaguardar as boas práticas administrativas, gestão de recursos humanos entre outras matérias da administração pública.
A IGAE instalou-se no Bié em Julho de 2021.
Até ao momento, realizou 25 acções de inspecção aos diversos sectores do governo, 20 acções de fiscalização das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e quatro ligadas ao Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Em 2022, recebeu 164 denúncias, que resultaram na formalização de 16 processos contra funcionários públicos e outros 36 envolvendo agentes da ordem pública, escolares, hospitalares e 90 processos ainda por se averiguar.
Criada a 17 de Janeiro de 1992, a IGAE é um órgão auxiliar do Presidente da República, com a missão de efectivar o controlo interno da administração pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.