O inspector-geral adjunto da Administração do Estado e também coordenador da Comissão organizadora, Venceslau Canjongo, anunciou, ontem, a realização da Conferência Nacional sobre a Boa Governação, que vai decorrer em Luanda nos dias 15 e 16 de Janeiro de 2025.
Segundo o responsável, o evento acontece no âmbito das festividades dos 50 anos de Independência de Angola, e vai decorrer sob o lema “Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”.
A referida conferência vai juntar gestores públicos, especialistas em administração, académicos, e ainda prevê a presença de dois académicos portugueses, bem como do corpo diplomático acreditado em Angola, para discutirem sobre o nível de organização e funcionamento da administração pública angolana.
No certame, os participantes vão analisar também questões que visam melhorias no desempenho dos funcionários públicos. Venceslau Canjongo garantiu que a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), enquanto órgão auxiliar do Presidente da República, considera oportuno trazer esse debate sobre a boa governação e as boas práticas administrativas, pois, por via disso, estará a alertar e a consciencializar os funcionários públicos e agentes administrativos para a necessidade de se imprimir maior rigor e disciplina na sua actuação, sob pena de consequente responsabilização, como legislativa, civil ou criminal.
Considera ainda necessário reflectir, em meio às festividades dos 50 anos de Independência Nacional, sobre a transparência, a ética e a integridade, enquanto valores fundamentais do Estado Democrático e de Direito, bem como fazer uma incursão daquilo que foi a administração angolana desde a proclamação da independência até os dias de hoje.
Do evento, espera-se colher contribuições valiosas que permitam um melhor alinhamento na materialização da estratégia nacional de prevenção e repreensão da corrupção, bem como da Convenção da União Africana sobre a Prevenção e Combate à Corrupção e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção e da Carta Africana sobre Democracia, Eleições e a Governação.
Refira-se que a IGAE é um órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo para a inspecção, auditoria e fiscalização da actividade administrativa de todos os organismos da administração directa e indirecta do Estado e ainda da administração autónoma e independente.