A Delegação Provincial de Benguela da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) remeteu 28 processos suspeitos de irregularidades nos domínios da gestão financeira e patrimonial à Procuradoria-Geral da República, para investigação, soube essa Terça-feira a ANGOP.
A informação foi avançada pela delegada-cessante da IGAE, em Benguela, Letícia Duro.
Segundo a responsável, que permaneceu no cargo durante cerca de um ano, a instituição conta com um call center que recebe em média 20 denúncias por dia.
Letícia Duro referiu que as denúncias incidem, maioritariamente, sobre os sectores da saúde, educação e administrações municipais. “São, sobretudo, actos de improbidade pública, mau atendimento ao público e de corrupção”, disse.
A delegada-cessante referiu que a IGAE faz a recepção dos dossiers e as respectivas análises.
Nos casos de responsabilidade da IGAE, procede-se à abertura dos processos e nalguns casos, por falta de elementos, são arquivados, e os demais remetidos à PGR.
Apresentada nova delegada provincial da IGAE
Nilza Sardinha é a nova delegada provincial da Inspecção Geral da Administração do Estado, apresentada nessa Segunda-feira aos membros do governo, em cerimónia orientada à porta fechada pelo governador provincial de Benguela, Luís Nunes.
Nilza Sardinha, que substituino cargo, Letícia Duro, vem da província da Huíla, onde ocupou as mesmas funções.
Falando à imprensa, Nilza Sardinha, que prefere antes manter um contacto com os dossiers encontrados, disse que terá como desafios combater a corrupção a todos os níveis, com ajuda da sociedade civil.
“Vamos procurar fazer um diagnóstico sobre os casos de corrupção e definir estratégias para combatê-los”, garantiu.