O Hospital Geral do Luau, com mais de 100 camas, será inaugurado em Dezembro deste ano, informou, este sábado, na região, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A infra-estrutura hospitalar custou três bilhões 955 milhões e 746 mil kwanzas, no âmbito das prioridades do Programa Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
A nova unidade sanitária, implantada numa área de 25 mil 597, 92 metros quadrados, contará com 42 salas de internamento, 30 na pediatria, urgência (21) maternidade (15), assim como 12 consultórios médicos.
Constará, igualmente, no novo hospital, seis salas de espera, três laboratórios para análises bioquímico, de sangue e outros testes rápidos, igual número de compartilhamento de triagem, uma morgue, com capacidade de nove lugares, incineradora e outros serviços.
Com a inauguração deste grande hospital, a província do Moxico passa a ter 158 unidades sanitárias.
Sílvia Lutucuta disse que a unidade sanitária vai servir, igualmente, de escola, para a formação de especialistas em várias áreas, sobretudo de medicina familiar.
“Teremos muitas novidades nesta unidade sanitária, tais como a fábrica de oxigénio com qualidade, morgue, habitações para os profissionais de saúde e outras áreas de referência hospitalar”, frisou a ministra.
Trata-se de um Hospital Geral que irá servir não só a província do Moxico, mas, também, as províncias da Lunda Sul e Lunda Norte.
Para a governante, os serviços especializados que o hospital terá desincentivará as pessoas a ir à República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia à procura de assistência médica.