O Grupo de Contacto Internacional para a Região dos Grandes Lagos (ICG) expressou, na passada quinta-feira, 19 de Dezembro, o seu profundo desapontamento com o adiamento da Cimeira Tripartida sobre Paz e Segurança na República Democrática do Congo (RDC), inicialmente marcada para 15 de dezembro, em Luanda
João Feliciano
Numa declaração oficial, o ICG – que reúne representantes de países e organizações como Bélgica, União Europeia, França, Alemanha, Países Baixos, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos – destacou a importância de se preservar e ampliar os recentes avanços tendentes a se encontrar uma solução sustentável para o conflito no leste da RDC.
O grupo demonstrou a sua preocupação com as contínuas violações do cessar-fogo e os novos combates na região.
No entanto, elogiou o compromisso do Presidente João Lourenço, considerado “Campeão para a Paz e Reconciliação no continente africano”, em liderar os esforços diplomáticos por meio do Processo de Luanda.
Apelo à acção diplomática
O Grupo de Contacto Internacional pediu aos líderes regionais que intensifiquem os esforços diplomáticos neste momento crítico, instando os chefes de Estado da RDC e do Ruanda a aproveitarem o apoio de Angola para organizarem uma nova ronda de negociações o mais breve possível.
O grupo destacou a necessidade de boa-fé e compromisso das partes para consolidar os progressos já alcançados.
No que diz respeito à presença das Forças de Defesa do Ruanda no leste da RDC, o grupo reiterou a importância de respeitar a integridade territorial e manifestou a sua preocupação com a expansão do grupo armado M23 na região.
Apoio ao mecanismo liderado por Angola
O ICG reafirmou o seu apoio ao Mecanismo de Verificação Ad-Hoc, conduzido por Angola, e apelou às partes envolvidas no conflito para que permitam a implementação efectiva deste instrumento de monitoramento.
Por fim, o grupo pediu moderação nas declarações públicas inflamadas para assegurar o progresso do processo de paz, sublinhando que a estabilidade na região é essencial para o bem-estar das populações locais.