O governo provincial de Malanje destacou, ontem, a nobreza com que o ex-deputado do MPLA e empresário Monteiro Capunga, se dedicou na sua acção de caridade e feitos em prol do desenvolvimento da província
Numa nota de condolências pelo seu falecimento ocorrido Sábado, em Portugal, por doença, o governo reconhece ainda que, pelo seu carisma e acções, Monteiro Capunga se tornou numa pessoa amada e respeitada.
“Capunga foi um defensor dos nobres interesses e do desenvolvimento da província, contribuindo significativamente para o alcance deste desiderato, não apenas como empresário, mas através da capacitação de jovens malanjinos que proporcionou dentro e fora do país”, realça a nota.
O documento assinado pelo governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, dá conta que foi com incontida dor e consternação que o Governo da província tomou conhecimento do passamento físico do empresário e ex-deputado, pelo que, a sua trajectória e obra jamais serão esquecidas no país, e, em Malanje, em particular.
A mensagem acrescenta que a sua visão política e empresarial o transformou numa referência incontornável dos malanjinos, pela forma com contribuía na resolução dos problemas do povo, com destaque para os habitantes do município de Marimba, sua terra natal.
Nesta hora de dor e luto, o governador Marcos Alexandre Nhunga, em nome do Governo Provincial de Malanje, no seu próprio e de toda a população da província, endereça à família enlutada, os mais profundos sentimentos de pesar, lê-se na mensagem.
Monteiro Pinto Capunga nasceu em 1961 no município de Marimba, província de Malanje, e foi proprietário do grupo empresarial MIAMOP.
No capítulo político foi deputado à Assembleia Nacional e membro do Comité Central do MPLA nas legislaturas de 2008-20012 e 2012-2017 e, até à sua, morte era membro do Comité Provincial do Partido em Malanje.