A província de Luanda assinala hoje, 25 de Janeiro, 448 anos desde a sua fundação pelo explorador português Paulo Dias de Novais. Em mais um aniversário, os desafios são prementes para a capital do país, para a qual o governador Manuel Homem perspectiva dias melhores em face dos trabalhos em curso
actualmente com mais de 10 milhões de habitantes, “Luanda – a nossa casa comum” ou “Luanda precisa de ti” são os slogans da capital angolana, uma cidade que continua a enfrentar enormes dificuldades, sobretudo do ponto de vista social; no entanto, os dias podem estar contados, segundo o governador provincial. Manuel Homem diz ser possível mitigar essas dificuldades em face das intervenções em vias secundárias e terciárias, de igual modo o seu pelouro está a incidir a sua acção ao nível do reordenamento do comércio, proporcionando melhor qualidade ao comércio informal.
Ao nível da segurança pública, o governador disse que o trabalho está a ser feito ao nível das comunidades, com a construção de mais esquadras para a melhoria do sistema de segurança pública na província e ainda a incidência em relação à melhoria de aposta em mais escolas, previstas no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
“Centros materno-infantis, centros de saúde para continuarmos a dar aos munícipes respostas, tendo em conta a pressão que naturalmente ainda temos numa cidade com mais de 10 milhões de habitantes”, salientou o governa- dor de Luanda. Por outro lado, realçou a necessidade de uma atenção especial aos municípios mais populosos da cidade capital, como é o caso de Viana, onde, na época chuvosa, regista uma maior pressão, por isso elenca como prioridade para este ano o contínuo trabalho na melhoria e na construção do sistema de macrodrenagem.
“Que- remos continuar a apelar aos munícipes de Luanda para que juntos possamos participar das actividades e das acções que temos vindo a desenvolver”, reforçou Manuel Homem, governador da província de Luanda, que assinala hoje 448 anos de existência. Situada na costa Oeste de África, Luanda é a capital de Angola e foi fundada a 25 de Janeiro de 1576 pelo explorador e navegador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de São Paulo de Assunção de Loanda. Hoje é composta por nove municípios, designadamente, Luanda, Cazenga, Cacuaco, Belas, Talatona, Viana, Kilamba Kiaxi, Icolo e Bengo e Quiçama.