Segundo o coordenador da fundação, Isaías Samakuva, a ideia da criação da fundação foi dos familiares de Jonas Savimbi e abraçada pela Comissão Política da UNITA. A Fundação, de acordo com Isaías Samakuva, embora tenha o apoio da UNITA, a mesma não tem fins políticos, porque a lei não permite.
Publicada em Diário da República, no dia 10 de Maio deste ano, depois de quatro anos de espera, foi formalmente oficializada. Samakuva esclareceu que foi a pedido dos herdeiros que aceitou coordenar o processo, tendo tido encontros com o Presidente da República, João Lourenço, e com o da UNITA, Adalberto Costa Júnior, a quem foi pontualizando os passos dados.
O fundador da organização disse que a referida fundação vai dedicar-se, essencialmente, no apoio às pessoas carenciadas, em projectos de alfabetização para adolescentes e jovens, e bolsas de estudos.
Segundo Isaías Samakuva, a fundação quer contar com doações de todos que se revejam na figura de Jonas Malheiro Savimbi, organizações internacionais, da sociedade civil e particulares