O Governo angolano reitera o compromisso contínuo de promover políticas públicas de inclusão social, para garantir o direito básico de cada cidadão ter uma habitação adequada, tornando as cidades e comunidades mais fortes, inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Segundo o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, o sector também está focado nos pressupostos da promoção, elaboração e aprovação de instrumentos de ordenamento do território, desenvolvimento ordenado e harmonioso do território, bem como no crescimento urbano sustentável, com vista a alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Hoje é o dia Mundial do Habitat. O dia é assinalado na primeira segunda-feira de Outubro de cada ano e é reconhecido pelas Nações Unidas para reflectir sobre o estado das cidades e sobre o direito básico de todos a um abrigo adequado.
A data, celebrada pela primeira vez em 1986 em Nairobi, no Quénia, pretende lembrar ao mundo que todos têm o poder e a responsabilidade de moldar o futuro das cidades.