Um dos maiores desafios da inclusão das pessoas com deficiência no país é garantir que tenham acesso a empregos dignos e “justamente remunerados”, afirmou, esta segunda-feira, em Luanda, a ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança.
A ministra de Estado discursava na abertura da Segunda Conferência Nacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Nos últimos anos, revelou, o país tem registado um aumento do número de pessoas com deficiência a serem integradas em diversos sectores da sociedade, tanto no público como no privado, apesar dos desafios ainda existentes como “a falta de infra-estruturas acessíveis em muitos locais de trabalho”.
“A inclusão no mercado de trabalho não é apenas uma opção de oportunidades económica, mas também de auto-estima, dignidade e participação social”, sublinhou, admitindo que muitas empresas têm respondido positivamente às políticas de inclusão e com um ambiente inovador.
Maria do Rosário Bragança defendeu, igualmente, a necessidade de o Estado continuar a promover uma cultura de inclusão, oferecendo às empresas condições e os incentivos necessários para que abracem a diversidade.