Angola assinalou, ontem, 15 de Janeiro, o Dia do Antigo Combatente e Veteranos da Pátria. Actualmente são controlados, a nível de todo o território nacional, 83 mil e 258 pensionistas
Opaís rendeu, ontem, homenagem aos antigos combatentes e veteranos da pátria. A efeméride ficou marcada pela entrega dos primeiros cartões de identificação aos antigos combatentes e deficientes de guerra.
O acto central aconteceu na cidade de N’Dalatando, província do Cuanza-Norte, e foi orientado pelo secretário de Estado para Defesa Nacional, almirante José de Lima Maria, que garantiu, na ocasião, que o Executivo vai continuar a trabalhar para honrar e dignificar o antigo combatente em todo o país.
“Estão em curso várias medidas para defesa, protecção, promoção e dignificação social destes compatriotas, que na flor da sua juventude não mediram esforços para honrar os desafios da pátria”, reconheceu. Dados do Sistema de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas apontam a existência de um total de 83 mil e 258 pensionistas controlados em todo o território nacional.
As comemorações ocorreram em todas as províncias e foram marcadas pela entrega de cartões de identificação pessoal, documento que vai permitir aos antigos combatentes a subvenção de vários serviços, como energia, água e transportes públicos, além de facilitar o seu acesso às instituições públicas e privadas.
O 15 de Janeiro foi instituído como Dia Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, para homenagear e dignificar os heróis da luta de libertação nacional e defesa da pátria, os quais, com sangue e suor, deram o seu melhor para a conquista da independência e salvaguarda do Estado angolano.