Os membros do executivo nacional da Juventude unida Revolucionária de Angola (JURa), braço juvenil da UNITA, toma posse nesta Quarta-feira, 5, em acto a ser presidido pelo secretário-geral manuel da Costa ekuikui, eleito recentemente à luz do V Congresso da organização, para o quinquénio 2023- 2028.
Embora não sejam ainda conhecidos os nomes, pois constitui uma novidade, dado que podem, eventualmente, vir a ser alterados os potenciais protagonistas, a expectativa é maior por tratar-se de um secretário que obteve nota positiva na maior praça eleitoral do país (Luanda), aquando das eleições de 24 de Agosto de 2022.
O porta-voz deste evento de tomada de posse, Buka Tanda, em declarações ao jornal OPAÍS, salientou, da- dos os resultados que são públicos, sobre o seu trabalho,que pretende-se que o novo elenco venha a dar cobro ao trabalho conjunto com vista a alavancar a organização e os objectivos da direcção do partido. No entanto, o ainda secretário da UNITA em Luanda, Nelito Ekuikui, está optimista em tornar a JURA, na maior organização do país, assim como ambiciona que o alcance do poder só será possível com a juventude que tem a obrigação de cumprir com este desiderato.
De recordar que, apesar das cotrovérsias antes e durante o pleito, Nelito Ekuikui venceu de for- ma expressiva o seu oponente, alcançando 79,82% dos votos, tendo João Lukombo conseguido apenas 19,82 % dos votos, durante o V congresso que decorreu sob o lema “JURA – Inovar e Mobilizar para Vencer”.