Um programa de atribuição de bolsas de mérito, promovido pelo governo angolano, já permitiu a colocação, nas melhores universidades do mundo, de mais de setecentos estudantes licenciados nas diferentes instituições de ensino superior do país, garantiu, ontem, em Luanda, o secretário de Estado para o Ensino Superior
Eugénio Adolfo Alves da Silva avançou que o programa, que já vai na sua 5ª edição, enviou, neste ano lectivo, 300 estudantes , perfazendo um total de 750 quadros angolanos a frequentarem nestas universidades diferentes cursos com bolsas cedidas pelo Executivo angolano.
O governante falava, ontem, à margem da 1ª feira dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, realizada na Academia BAI, enquadrada nas celebrações dos 38 anos de relações de cooperação entre os dois países. Além disso, a feira serviu também para apresentar aos estudantes angolanos, interessados em prosseguir os estudos nos EUA, os programas curriculares das diferentes universidades americanas, bem como a política de atribuição de vistos de estudantes. Outro segmento a qual a feira esteve voltada foi a apresentação, ao público angolano, dos principais produtos norte-americanos em Angola, mormente as oito empresas, de vá- rios sectores, que actuam no país.
O secretário de Estado para o Ensino Superior referiu que, neste momento, Angola tem ainda um programa de bolsas de estudo para graduação nas áreas das ciências e tecnologias, que visa privilegiar a formação de jovens que não têm conseguido cursos nestas áreas no país. Com efeito, salientou que o programa já se encontra em execução, sendo que no presente ano lectivo foram enviados para Portugal um total de 80 jovens para frequentarem os cursos de licenciaturas nas áreas referidas.
“É um esforço que o Estado angolano faz no sentido de apoiar a for- mação dos jovens, com o melhor possível, daí que o programa de- fine que universidades são elegíveis para serem incluídas”, disse, sublinhado que já há no país quadros, entre licenciados e mestres, que beneficiaram das respectivas bolsas de estudo.